As oliveiras toscanas.

Laura Reinas nos fala dos azeites de Toscana.

País centro do mediterrâneo e que separa a Europa central da cadeia dos Alpes, é junto com a Espanha um dos países mais importantes em nível mundial, tanto em área de cultivo de oliveiras como em produção de azeite de oliva de qualidade renomada.

O país? Itália! Com um produto muito importante em todas as regiões que faz parte da sua cultura e do seu desenvolvimento: o azeite.

No primeiro capítulo da novela das oito ( que na verdade começa às nove) mostrou uma cena da família do Tony Ramos, comemorando sob oliveiras, nos campos da região da Toscana. Essa cena me lembra que esse é um costume de pessoas que têm um jardim arborizado ou mesmo um campo em suas terras. Eles fazem comemorações para o dia inteiro e podem até varar a noite curtindo suas terras e o clima agradável.

A região da Toscana é conhecida pelos seus belos campos e é considerada uma das mais bonitas da Itália, com seus campos floridos e cheios de oliveiras e vinhedos que trazem a beleza, além de um grande patrimônio artístico cultural.

O azeite dessa região também é muito famoso e é feito principalmente da azeitona Fratoio ou Correggiolo, que gera um óleo de cor esmeralda, sabor marcante, mas não agressivo e com um aroma frutado.

Esse azeite é muito usado em saladas e massas leves e é feito com esta azeitona, de paladar muito agradável. Uma azeitona que resiste a baixas temperaturas e por isso, também é plantada na Argentina.

Laura Reinas

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu