Aspargos Gratinados – (Asparagi al formaggio)

Home / Entradas / Aspargos Gratinados – (Asparagi al formaggio)

Dia destes adquiri mais um livro para minha coleção de livros de cozinha: Itália – O país e sua cozinha. Um livro sensacional para quem aprecia  a culinária do “país da bota”. Livro que recomendo demais. Uma viagem à bela Itália e a uma das mais ricas culinárias mundiais.

Esta receita que apresento hoje no OBA Gastronomia vem de suas páginas e leva um de meus ingredientes preferidos dentro de uma cozinha: aspargos frescos. Sou totalmente fã deste vegetal de sabor tão suave e ao mesmo tempo marcante e esta receita equilibra bem sua suavidade com os demais ingredientes.

Aspargos gratinados

Gratinado é uma das melhores maneiras de saborear aspargos. A receita original do livro usa queijo Fontina, não tão simples de ser encontrado por aqui. Eu substituí pelo Camembert. O resultado vocês tem de conferir por vocês mesmo. Difícil explicar a delícia em palavras.

Aspargos Gratinados

por 21 de abril de 2014

  • Tempo de Preparo : 20 minutes
  • Tempo de Forno : 10 minutes
  • Porções : 2 pessoas

Ingredientes

Modo de Preparo

Unte um refratário com manteiga. Lave os aspargos e dobre-os ao meio, deixando quebrar naturalmente. Descarte a parte de baixo. Aqueça uma panela com água salgada até a fervura. Coloque os aspargos e cozinhe por 10/15 minutos, até estarem tenros, mas firmes ainda. Retire e escorra.

Arrume os aspargos no refratário. Cubra-os com as fatias de queijo Camembert e polvilhe o queijo Parmesão. Regue tudo com o creme de leite. Polvilhe um pouco mais de Parmesão, leve ao forno preaquecido em 250°C e deixe assar por 8 minutos, até gratinar.

Antes de servir, salpique pimenta-do-reino.

Aspargos gratinados 1

Print
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Comente