As Ostras de Cabaraquara

Home / O Oba visitou! / Locais / As Ostras de Cabaraquara

Sítio Sambaqui – Projeto Cultimar.

DSC04889

Hoje no Oba, um grande passeio e um belo projeto.

Cabaraquara é um pequeno povoado situado na Baía de Guaratuba. Sua população sobrevive quase que exclusivamente da pesca.

Muitos nativos começaram a desenvolver o cultivo de ostras, como mais uma forma de sustento.

Em 2005 foi criado o Projeto Cultimar pelo Grupo Integrado de Agricultura e Estudos Ambientais (GIA) da Universidade Federal do Paraná. O Projeto visa a criação de novas fontes de renda para as comunidades da região litorânea do estado, através de investimentos em ações de valorização da cultura local, da conservação do meio ambiente, da educação, do turismo,da produção de organismos marinhos através da pesca e da maricultura, da capacitação técnica e do aperfeiçoamento profissional. (fonte: Informativo Cultimar)

Dentro deste projeto está inserido a criação de ostras e o Restaurante Sítio Sambaqui. Um passeio imperdível para quem é amante de ostras e amante da natureza.

Incrustado no meio da mata, beirando a Baía de Guaratuba, o Sítio Sambaqui é um dos passeios mais interessantes de fazer em Guaratuba.

O local possui um belo caminho (feito com ostras) pelo meio do manguezal. Neste caminho, o visitante pode deslumbrar diversos exemplares da fauna do mangue. Ao final, chega-se ao local de cultivo própriamente dito. Centenas de cestos presos por bóias guardam ostras aguardando o momento ou já próprias para o consumo.

Sambaqui 1

As ostras cultivadas pelos produtores associados da Cultimar passam por por análises periódicas nos laboratórios do GIA – UFPR. O estabelecimento parceiro só recebe  o Selo Cultimar se suas ostras forem aprovadas nos testes de qualidade.

O Sítio Sambaqui iniciou suas atividades em 2003, com o proprietário Nereu de Oliveira, que se dedica ao cultivo de ostras nativas.

Os visitantes do local podem conhecer como as ostras são cultivadas e degustar deliciosos pratos em aconchegantes quiosques na mata.

Ostras “in natura“, gratinada, alho é óleo e outras receitas fazem a festa do visitante. O restaurante oferece outras opções, além de ostras.

Sambaqui 2

Conhecer o Sítio Sambaqui é uma delícia. O lugar é um paraíso. O atendimento, por conta da  Josi, Larissa e Dinora é uma simpatia só.

Conhecer um pouco deste belíssimo projeto Cultimar é ter a certeza que com boa vontade e boa gestão, podemos oferecer serviços melhores e atrair renda para as comunidades mais carentes.

Vale lembrar que o Projeto Cultimar ainda conta com o apoio da Petrobras.

O projeto Cultimar fica na Estrada do Cabaraquara

DSC04910

Fica a dica do Oba e o desejo que mais iniciativas assim surjam por nosso enorme país.
Exibir mapa ampliado

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.
Exibindo 3 comentários
  • Nereu
    reply

    Parabéns pelo post e texto. Que bom ver reconhecido e recomendado nosso trabalho. Obrigado mesmo. Nereu.

  • onelice
    reply

    Nossa esse lugar é um paraiso,é um pedacinho do céu…
    Eu recomendo visitar, as ostras são uma delícia.
    bjokas….one

  • Deise
    reply

    Vendo 5650 m2 de áre no Cabaraquara, entrada por mar e terra. Se interessar envio fotos, obrigada.
    amazonas_arq@yahoo.com.br

Comente