Antipasto de Cogumelos

Home / Entradas / Antipasto de Cogumelos

Antipasto de Cogumelos!

dsc019551

Cogumelos são muito perecíveis. Já começam a deteriorar 5 dias após a colheita. Aqui em casa eu estava guardando uma sobra para um Risoto de Cogumelos, mas como não gosto muito de fazer “pouca” comida e com o feriado de Páscoa…Quem eu pensei em convidar para um jantar não pôde, resolvi fazer este Antipasto de Cogumelos, que é fantástico!Uma receita simples e deliciosa! Perfeita para servir como entrada com torradas ou em Barquetes para uma ocasião mais requintada…Ou mesmo para usar como uma guarnição de um Filé.

ANTIPASTO DE COGUMELOS

INGREDIENTES

500 g de Cogumelos frescos (variados ou de uma única variedade; eu usei Paris, Shitake e Pleorotus Salmão)

1 Pimentão Amarelo em tirinhas finas

1 Cebola

5 dentes de Alho

250 ml de Azeite de Oliva Extravirgem

1 cabeça de Alho, 1 raminho de Alecrim, 1 folha de Louro, grãos de Pimenta, Sal

PREPARO

Limpe os Cogumelos e fatie-os. Se usar Pleorotus, separe as pétalas. Pique grosseiramente a Cebola; pique o Alho bem miúdo. Aqueça uma frigideira e coloque Azeite (2 colheres de sopa). Refogue a Cebola e o Alho até ficar transparente. Junte o Pimentão em tirinhas, deixe 1 minuto e acrescente todos os Cogumelos. Tempere com Sal e cozinhe por 10 minutos em fogo baixo, mexendo sempre.

dsc01956

Depois de bem refogado, deixe esfriar e acondicione em um pote de vidro esterilizado e com tampa hermética: corte a cabeça de Alho e encoste na parede do pote. Arrume a folha de Louro, o raminho de Alecrim e os grãos de Pimenta enquanto vai preenchendo com os Cogumelos. Depois de tudo arrumado, preencha o pote com o Azeite de Oliva!

dsc01958

dsc019601

Conserve em geladeira e sirva como lhe convir: entrada, acompanhado de torradas; como canapés; como guarnição, etc. Com certeza você irá agradar seus convidados!

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Comente