Antepasto de Cogumelo e Anchova

Home / Entradas / Antepasto de Cogumelo e Anchova

Antepasto de Cogumelo e Anchova em duas apresentações!

dsc03102

Uma receita e duas maneiras de servi-la. Um belo antepasto em que o sabor pungente de anchovas contrasta com o sabor delicado de cogumelos.

Uma mais apropriada para ser servida como entrada, em uma ocasião especial. Outra, excelente como parte de um coquetel. Receita fácil, requintada e saborosa.

Cogumelos recheados são clássicos que sempre agradam. Podem ser servidos sós ou como guarnição de uma salada. Como estamos usando anchova, opte por servir como entrada de um prato de carne, ave ou caça.

Finger foods estão na moda. E estas colheres chineses também. Servir estes cogumelos com anchovas em colheres chinesas (os convidados comem nelas mesmo) é uma ótima pedida.

Obs.: usei colheres nos cogumelos recheados apenas como composição da foto. Claro que nada impede que você também sirva desta maneira, mas dependerá do tamanho dos cogumelos.

INGREDIENTES

100 g de anchovas salgadas

250 g de cogumelos Paris

1 cebola média picada miúdo

30 g de manteiga

100 ml de creme de leite fresco (nata)

1 pimenta dedo-de-moça picada bem miúdo, sem sementes e a parte branca do interior

Sal e pimenta-do-reino moída na hora

PREPARO

Coloque as anchovas para dessalgar em uma vasilha com leite por 2 horas. Retire e pique bem. Limpe com papel toalha e corte em cubinhos os cogumelos.

Aqueça uma frigideira e coloque a manteiga. Adicione a cebola e deixe até ficar tranparente. Junte os cogumelos, as anhovas e a pimenta. Tempere com sal e pimenta (cuidado, pois a anchova já é salgada).

Cozinhe por 4 minutos ou até a água dos cogumelos secarem. Adicione o creme de leite e reduza à consistência de nata grossa. Sirva quente.

dsc03109

Para os cogumelos recheados

Separe cogumelos do mesmo tamanho. Limpe-os com papel toalha. Retire o talo e o interior com muito cuidado (use-os picados no recheio).

Coloque um pouco de manteiga dentro de cada cogumelo e leve ao forno pré-aquecido por 4 minutos. Retire e deixe esfriar. Recheie e leve ao forno para aquecer um pouco. Se quiser, pode usar queijo Gruyere por cima e gratinar.

dsc03106

Está aí a sugestão do Oba. Aproveitem!

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.
Exibindo 2 comentários
  • Carol
    reply

    Hum… visual excelente e o gosto promete!

  • cristiano
    reply

    olha só quemaldade; anchova ja é o maximo dos pescados, e com estes apretechos? C tá é doido.

Comente