Amuse bouche – O brinde do Chef

Home / Entradas / Amuse bouche – O brinde do Chef

Divertindo a boca.

Amuse bouche é um hours d’oeuvre em pedaço único.

O termo francês significa literalmente “divertir bocas”. Amuse bouche é sempre criado pelo Chef, um exercício de imaginação. São servidos entre as refeições, para “atiçar o paladar”, prepará-lo para o prato seguinte. Tem o tamanho de, no máximo, duas dentadas.

É servido em restaurantes sofisticados e nunca cobrado. Sempre é o mesmo para todos os convidados à mesa. Sua origem vem da Nouvelle Cuisine. É uma das exigências para restaurantes que almejam uma estrela no Guide Michelin.

Amuse bouche pode ser várias coisas: um creme, uma pequena salada, um grelhado mínimo, entre tantos. É servido em uma infinidade de recipientes, todos pensados como diversão. Pequenas colheres, potes minúsculos, placas e outros mais inusitados são utilizados neste presente do Chef.

Pode ser uma combinação de sabores, quase sem nenhum preparo,como este que pensei para ilustrar esta matéria.

Fromage de chèvre (queijo cremoso  de cabra), cogumelo shitake, alho negro e aceto balsâmico aromatizado com baunilha fizeram uma combinação maravilhosa de sabores. Uma fatia de shitake levemente grelhada em azeite de oliva, deitada em um dente de alho negro. Tudo isto em cima de uma rodelinha de fromage de chèvre (este polvilhado com carvão comestível) e servido em uma colher besuntada com o aceto balsâmico aromatizado de baunilha. Para comer de olhos fechados.

Este foi o Amuse bouche do OBA para nossos leitores.

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.
Exibindo 4 comentários
pingbacks / trackbacks

Comente