Alho-poró e Pancetta.
Parente do alho e da cebolinha, suas folhas se desenvolvem bem mais, formando talos grossos.
Suas folhas tem uma tonalidade verde-brilhante. A parte branca deve ser realmente branca, não devendo estar mole nem enrugada. Na culinária, apenas esta parte branca é utilizada.
Alho-poró possui um sabor delicado, mais suave que o alho e a cebola. Aromatiza sopas e ensopados, além de ser utilizado em refogados.
Cru ou branqueado, pode ser usado como base ou complemento de salada ou vinagrete. Alho-poró é rico em hidratos de carbono, proteínas, vitaminas C e B, além de minerais como cálcio, fósforo e ferro.
Fonte: Pequeno Dicionário de Gastronomia – Maria Lucia Gomensoro
A receita que ilustra a matéria de hoje é de Joël Robuchon. Simples e delicada, é uma guarnição perfeita para um assado.
INGREDIENTES (4 pessoas)
4 alhos-porós (somente a parte branca)
200 g de pancetta
1 colher (sopa) de azeite de oliva extravirgem
Sal e pimenta-do-reino moída na hora
PREPARO
Com o auxílio de uma faca, faça um corte na parte branca do alho-poró, no sentido do comprimento, até a metade do talo. Lave em água corrente, abrindo as folhas com as mãos. Seque bem e corte em fatias de 1,5 cm.
Aqueça uma frigideira funda e coloque o azeite. Adicione a pancetta e deixe dourar muito ligeiramente. Junte o alho-poró, o sal e a pimenta. Mescle tudo muito bem e tampe a panela. Deixe cozinhar em fogo lento, até que o alho-poró esteja bem macio.
Corrija os temperos e sirva como guarnição para carnes.

Alho-poró é uma verdura bastante versátil. Para ser utilizado em várias receitas. Vale a pena usar mais.
Muito bom, obrigado pela dica!!!