O OBA Gastronomia de hoje traz um ingrediente que muita gente não dá a devida importância, o aipo ou salsão. Aqui no Brasil estamos mais habituados a consumir este vegetal em sopas e no preparo de caldos, esquecendo que ele é a estrela de uma das saladas mais famosas do mundo, a Céleri Rémoulade (Aipo com Rémoulade).

O salsão ou aipo (Apium graveolens) é uma planta aromática comestível da família das apiáceas. Todas as partes vegetativas podem ser consumidas: a raiz, o caule e as folhas. A raiz do salsão é utilizada na confecção de sopas e caldos, o caule em saladas e no coquetel Bloody Mary e as folhas como condimento parecido com a salsa.

A espécie foi descrita por Lineu e publicada em Species Plantarum 88 1: 264–265. 1753.

Na páscoa judaica a raiz do salsão é usada na preparação do sêder e consumida com água salgada como Carpás, o fruto da terra.

No século XVII, o aipo foi cultivado pelos italianos a partir de um tipo silvestre, resultando na produção de variedades menos amargas. Antes disso, o sabor de aipo era fornecido pelo smallage ou pelo levístico. No século XIX, o aipo começou a ser usado de forma generalizada na Inglaterra e nos Estados Unidos.

As folhas de aipo podem ser desidratadas e são usadas como uma fonte do óleo essencial de aipo. (Wikipedia)

A Céleri Rémoulade leva somente dois ingredientes: talos de aipo cortados finamente em juienne e Rémoulade, um molho de origem francesa que consiste basicamente em uma maionese onde outros ingredientes são adicionados. Não existe uma receita única, sendo que a combinação de ingredientes varia muito de região para região ou de acordo com o gosto do cozinheiro, podendo levar desde picles e alcaparras até páprica e outras ervas aromáticas. Na Céleri Rémoulade é adicionado mostarda. Eu utilizei a Ancienne, mas você pode optar por uma que mais goste.

O fundamental nesta receita é você utilizar Maionese Caseira.

Maionese caseira - Fundamental para o Molho Rémoulade
Maionese caseira – Fundamental para o Molho Rémoulade

Aipo com Rémoulade (Céleri Rémoulade)

Tempo de Preparo 10 minutes
Tempo Total 10 minutes
Porções 4 pessoas

Ingredientes

  • 6 talos Aipo cortado em julienne tiras bem finas)
  • 20 g Mostarda Ancienne
  • 30 g Maionese caseira
  • 20 g Creme de leite fresco
  • Suco de 1/2 limão Suco de limão siciliano
  • À gosto Sal e pimenta-do-reino

Instruções

  1. Misture todos os ingredientes e bata bem com um fouet (batedor de arames). Junte o aipo e mescle tudo muito bem. Sirva gelado. Na receita, eu montei em aro, salpiquei sal defumado e guarneci com uma rodela de limão.
  2. Quis apresentar esta salada de uma maneira diferente e lembrei de Crudités, tiras de vegetais servidos com um molho. São excelentes para você servir como aperitivo, deixando as tiras já mergulhadas no molho, em copinhos de cachaça. Caso queira, adicione tiras de cenoura para dar mais sabor e  colorido.
  3.  

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Gostaram da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.