Sabe aquela batata frita sequinha, douradinha, crocante por fora e cremosa por dentro, tudo na medida certinha? Seguindo algumas regras é fácil de conseguir, sem nenhum malabarismo ou mágica. Aqui vão algumas dicas para você nunca mais errar ou perder a mão quando for preparar.
- Tudo começa na escolha da batata. Opte por uma batata mais seca, como a Asterix, aquelas com a casca rosada e escolha as com tamanhos uniformes.
- Corte os palitos buscando sempre o tamanho e espessura iguais.
- Antes de começar todo o processo lave as batatas, escorra e seque.
- Aqueça óleo suficiente para que os palitos fiquem mergulhados. Na primeira parte aqueça o óleo na temperatura de 120 graus. Coloque um punhado de batata e frite por alguns minutos, sem deixar que dourem. Retire com uma escumadeira e deixe escorrer em uma peneira de metal. Aliás, esqueçam aquela coisa de deixar secar em papel absorvente. Repita o processo com toda a batata.
- Depois deste “pré-cozimento”, aqueça o mesmo óleo até 180 graus e volte as batatas, deixando até que atinjam o dourado que você quer. Retire e deixe escorrer na peneira de metal novamente.
Pronto. Suas batatas estarão perfeitas. Agora é só salgar ainda na peneira e servir. Sozinhas ou como acompanhamento farão a alegria de todos os que provarem. Tem coisa melhor que que arroz, feijão, bife e batata frita?
Agora só falta comprar as asterix, bobeou eu compro a aldeia gaulesa inteira…kkkkkk
Depois te conto como foi a experiência.
Só tenho dúvidas qto a temperatura, tem como dar conta disto sem um termômetro?
Aqueça aos poucos, Dora. Coloque metade de um palito de batata. Não deve fritar demais. Na segunda fase, deixe aquecer bem. Capricha e depois me conte como ficou. Sei que é fã de batatas! Um beijo!
Adoro!! Obrigada pela dica!!