O design invadiu a cozinha e por que não tomar aquele vinho com charme também?

Um bom vinho muitas vezes é o companheiro ideal para muitos tipos de pratos, e serví-los também faz parte do charme gastronômico que tanto gostamos.

A coluna de hoje vai trazer um pouco desse charme para vocês. Entre abridores e acessórios, selecionei estes para vocês:

Abridor de Garrafas Sócrates

Sim, isto é um abridor tradicional. Mas toda essa ferragem faz a força por você, na imagem você pode observar todas as fases do processo. Este abridor é trabalho do designer inglês Jasper Morrison, que tem diversos trabalhos de design, inclusive deste suporte para garrafas:

Storage Bottle

E por falar em abridores, o arquiteto Alemão Wiel Arets exercitou seu gosto pela pureza das formas, e dentre os seus projetos voltados para o design de produtos, criou esta peça:

Abridor com nome sugestivo: screw it

Mas não espere nenhuma força extra com este abridor, este aqui ainda é para aqueles que tem “a” força para abrir sozinho! Para compor o jogo, desenhou também o saleiro e moedor de pimenta, mas estes sem somente uma “orelha”.

Diferente do que acontece com o Capitão Banana e seu Papagaio, o designer italiano Stefano Giovanonni (que já citei nesta coluna) e Rumiko Takeda, criaram toda uma série de acessórios de cozinha com este macaquinho.

Captain Banana por Stefano Giovanonni e Rumiko Takeda

Para usar é simples, posicione o macaco no topo da garrafa e rotacione o papagaio no topo, depois é só puxar. Além dos abridores, potes, paliteiros, moedores de sal e pimenta, timmers, porta temperos entre outras coisas fazem parte da coleção.

Mas e aquele vinho que a gente não toma todo, e que vai aproveitar o restinho para aquela receita e vice-versa, o que fazer depois que tiramos a rolha?

Não cabe a mim ficar aqui discutindo se o vinho vai ser o mesmo depois de aberto ou se vale a pena ou não vedar a garrafa após aberta.

Sei dizer para vocês que eu nunca tomo uma garrafa inteira, sempre sobra algo que vai pra panela, mas para deixá-la fechada, que tal estes acessórios?

carlo, a little ghost on the top of a bottle

Este foi criado por Mattia di Rosa, num projeto da Alessi que buscava dentro do inconsciente coletivo, formas que fossem lúdicas. Este acessório é vendido em pares de várias cores, com certeza vai trazer um charme extra para sua cozinha.

Trabalho de Stefano, para o Museu do Palacio Nacional de Taiwan, criou o Rei e Rainha Chin, para serem os mascotes do Museu. Quem curte arte oriental, não perca a chance de conferir o site do museu!

Confira a delicadeza das peças:

King e Queen Chin

As peças são confecionadas separadas em partes: cabeça, corpo, cabelo e posteriormente unidas, o que confere ainda maior delicadeza se comparadas as peças de plástico confeccionadas em moldes de peça única. Delicadeza sempre esperada na arte oriental.

E pra encerrar o post de hoje, trago uma peça criada pelo Eero Aarnio, sim, mesmo os grandes mestres do Design criaram suas peças para podermos apreciar um bom vinho.

Mouse by Eero Aarnio

Unindo formas e trabalhando ludicamente com plástico, o designer criou esta peça interessante, produzida em várias cores. E, acredite, é um abridor de garrafas!

Espero que tenham gostado.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.